Ao segundo dia do mês de Janeiro de dois mil e doze, pelas dezassete horas e catorze minutos, iniciou-se uma assembleia de jovens do projecto Bom Sucesso na sede do mesmo. A assembleia teve a seguinte ordem de trabalhos:
- · Sorteio do cabaz de Natal
- · Avaliação das actividades organizadas pelos jovens durante as férias do Natal
- · Aprovação do plano de actividades para o 1º semestre de 2012
- · Estratégias para angariação de fundos para o 2º ano do projecto
- · Subidas na tripulação Bom Sucesso
Estiveram presentes na reunião os seguintes jovens:
- Alexandra Canas
- André Canas
- Bruno Santos
- Daniel José
- David Santos (dinamizador comunitário)
- Fábio Canas
- Hernâni Machado
- Inês Carvalho
- Leonardo Machado
- Marcelo Canjungo
- Marius Legu
- Rúben Santos
- Rúben Paulino
- Tatiana Salvador
A coordenadora do projecto deu início à assembleia contextualizando a importância duma assembleia de jovens, como local onde se tomam decisões democraticamente sobre o futuro do projecto.
Relativamente ao ponto 1) do sorteio do cabaz de natal foi feita uma avaliação dos fundos atingidos com as rifas, como não foi cumprido os mínimos exigidos por alguns jovens foi adiado para a altura dos Reis (6 de Janeiro) após uma votação com 7 votos a favor.
No ponto 2) os jovens acharam que o torneio de futsal não teve inscrições porque os jovens não se comprometem de verdade (só se comprometem no facebook) e porque a inscrição no torneio custava 1€ por participante. Outros acharam que a divulgação foi mal feita. Relativamente à actividade de hip-hop, alguns jovens achavam que ia estar cheio e ficaram tristes por tal não ter acontecido. Outros comentaram que foi o facto da professora Daniela não ter ido (e consequentemente, não ter levado os seus jovens). A divulgação não foi boa, mas os jovens que participaram gostaram. No total os jovens angariaram 30€ para o projecto.
Já no ponto 3) aprovação do plano de actividades, a coordenadora pediu aos jovens que fossem nomeando as actividades do projecto que eles participaram e se recordam, e foi parando naquelas que haviam pontos para discussão. Assim, foi discutido em maior pormenor, a ludoteca – a importância de estudarem, ponto em que o Bruno frisou que achava que todos os jovens que têm negativas deveriam estudar essas disciplinas na ludoteca; no combidesportos – havendo neste momento o hip-hop e o futebol, o dinamizador comunitário quer criar com eles uma equipa de futebol (agora que já conseguem jogar em equipa e sem se ofenderem), para poderem participar em mais torneios com dois treinos semanais. A aula de hip-hop está a correr muito bem e há jovens a quererem entrar, e a capoeira, dado não ter jovens suficientes para que a actividade seja sustentável, foi transmitido aos jovens que eles podem frequentar as aulas regulares do professor que o projecto se encarregará dos custos. Na actividade atelier de artes, o teatro recomeça a 20 de Janeiro. A coordenadora insistiu para que a turma fosse maior e referiu que neste ano vão haver aulas de instrumentos, nomeadamente bateria, baixo, teclas, guitarra, canto. Quem se quiser inscrever em instrumentos, terá que frequentar aulas teóricas também. A euforia foi total por parte dos jovens, mas a coordenadora acalmou os ânimos ao recordar que a prioridade do projecto é o sucesso escolar e que com maus resultados não é possível ter estas aulas. Foi também referida a intenção de iniciar uma quinta pedagógica, ideia que os jovens acharam bastante interessante e, relativamente às férias, a coordenadora disse que gostaria de ter o envolvimento dos jovens para organizarem um acampamento com a recepção de 4 projectos (Recria, Ecos, Escolhas Vivas e T3tris). Os jovens detiveram-se também a falar sobre a actividade do Carnaval (já existem 2 sugestões para máscaras: estrufes e figuras da walk Disney). Após o debate sobre todas estas novas ideias e sobre o plano de actividades regular, o plano de actividades foi alvo de aprovação tendo obtido a sua validação por unanimidade dos votos. Alguns jovens inicialmente não conseguiam perceber o voto de abstenção pelo que lhes foi explicado.
No que concerne às estratégias de angariação de fundos para 2012, ponto 4), os jovens deixaram as seguintes sugestões: organização de festas a pagar; venda de bolos, fios, tubos e alargadores, reciclar molduras, malas, boiões. Realizar workshops, saídas de bicicleta.No final a coordenadora sugeriu a organização de uma actividade de BTT idêntica à de 2010, que ajudou a MOJU e construir a sede do projecto Bom Sucesso. Os jovens gostaram da ideia.
Por último foram reveladas os membro que atingiram novas patentes no projecto e foram recordados os desafios que têm que ser feitos para poderem progredir na tripulação.
Antes de terminar a assembleia a coordenadora do projecto falou com os jovens sobre o facto do monitor Nuno estar em final de contrato e de o terminar a 14 de Janeiro, deixando a sugestão da organização de uma festa para esse dia. Os jovens ficaram tristes pela saída do monitor, recordaram todas as pessoas que já colaboraram no projecto e que já não estão presentes e no final mostraram-se muito interessado em preparar a festa de despedida para o Nuno.
Sem mais assuntos a acrescentar, a assembleia terminou às dezanove horas e vinte minutos, sendo esta acta lavrada para que todos os presentes assinem.
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