terça-feira, março 30, 2010

Participamos no Limpar Portugal no dia 20-03-2010



O Projecto Bom Sucesso participou no Limpar Portugal em Olhão, onde técnicos e jovens ajudaram a remover lixo que outros, sem consciência jogam fora, na esperança que o ambiente tenha o trabalho de resolver esse grande problema que é jogar o lixo no lixo. Foi motivante a participação, pois ninguém sabia o que ia encontrar, o divertimento foi geral, jovens e crianças adoraram. Encontramos de tudo, desde garrafas em vidro, plástico, bicicletas, forras de automóveis, latas, resmas de publicidade de supermercados referentes a 2001, ainda selados, sinais de trânsito, várias carcaças de cães e muitos pneus que foram atirados para a ribeira junto à estrada. Encontramos latas de refrigerante e garrafas com mais de 20 anos, que provavelmente quem atirou fora, pensava que o ambiente se encarregava de fazer desaparecer, parece que se enganou.
O lixo ao fim destes anos todos ainda continuava lá.




Testemunhos das crianças e jovens que participaram:

"Foi interessante ouvir os passarinhos, ver girinhos e vimos ainda uma cobra.
Os condutores que iam passando iam fazendo o OK de que estávamos a fazer uma bom trabalho, que o ambiente agradecia.

O resultado final foi muito satisfatório, pois conseguimos recolher vários tipos de lixo, que daqui a 30 anos ainda estariam por lá,  
  
Limpar Portugal foi um dia muito bem passado, não só por estarmos unidos por uma boa causa para o país mas também pelo convívio e a família que criamos nesse dia.
Gostei imenso da iniciativa de todos os elementos que trabalharam comigo porque mostraram que um pequeno gesto faz toda a diferença.

O dia teve alegrias e tristeza, as alegrias foram do tipo:
- Ver o Sérgio Miguel em cima de uma bicicleta velha; “eu” ao puxar uma cama cai numa possa de água; os miúdos a divertirem-se; etc.…
E a parte das tristezas foram do tipo:
- Vimos imensa publicidade de 2001; imensos animais mortos e alguns deles até foram estrangulados; camas; muitas garrafas de vidro; imensos pneus de carros; etc.…
É triste ver que o mundo está super poluído, não por a natureza ser assim mas sim por termos seres humanos sem sentimentos e que não dão valor ao que têm na vida.

Todos podemos fazer festas na floresta, podemos ir com a namorada namorar, fazer petiscos desde que respeitam a natureza, o que quero dizer com respeitar a natureza é limpar aquilo que sujamos.

Espero que este dia tenha causado distúrbios mentais a todas a pessoas que hoje em dia têm poluído o nosso meio ambiente.

Todos juntos podemos mudar tudo o que está mal no mundo, basta força e vontade.
O povo unido já mais será vencido, unidos iremos ter um mundo melhor."

David Santos - Rabika




"Limpar Portugal foi muito bom porque assim a cidade fica mais bonita, mais limpa e menos poluída.
Ao limparmos Portugal vimos muitas coisas como por exemplo lixo no chão e em outros sítios, cães mortos, muitas publicidades antigas, os arbustos e arvoras sujas.
Eu também gostei das pessoas com quem trabalhei, diverti-me muito, gostei desta experiência apesar de ter visto animais mortos no meio da mata, por isso evitei de jogar o lixo na rua, sobretudo os animais não os abandonei, se jogarem o lixo para o meio ambiente, estragam as plantas que vos dão oxigénio para sobreviverem."


Tónica Ortega





"Gostei de ver o Rabica a cair à água, da iniciativa, gostei muito de apanhar o lixo.
Abalamos às 14 horas do projecto bom sucesso e foi muito fixe, nunca tinha feito uma cena destas.
Apanhamos muito lixo, diverti-me muito.
Vi varias coisas, cães mortos, garrafas, algumas cheias, pneus de carro, vi uma cobra e girinhos"

Hernâni Machado





"Eu gostei de apanhar o lixo e também de ver a cobra, foi muito fixe, eu adorei e diverti-me muito, eu também gostei de apanhar as sanitas, eu gostei muito, a Ana a apanhar mais lixo do que nós. Vi cães e cabras em esqueleto
Eu adorei muito"

Isabela Pina





1 comentários:

Unknown disse...

Nossa que legal! Achei interessante o projeto de voces...Parabéns gente! =]

Enviar um comentário