sexta-feira, agosto 26, 2011

Aldeia Escolhas, esteve lá o nosso enviado especial Daniel, ele vai-vos contar como foi!!!





Daniel José ‎25 De Julho de 2011
Primeiro dia do Aldeia Escolhas, e às 7h da manha já estava em Albufeira para ir para a Aldeia. Na carrinha do Diogo (monitor de Lagoa) já estavam todos a dormir, pelo caminho íamos fazendo algumas paragens e o Diogo fazia para nós socializar-nos todos uns aos outros já que alguns estavam com vergonha. Finalmente tínhamos chegado a Manteigas que era aí perto que ficava a Aldeia Escolhas, parámos e fomos a um restaurante lá perto para ir almoçar. O chefe do restaurante era muito simpático e a comida de lá era muito boa. Acabamos de almoçar e fomos para a Aldeia, quando chegamos vi que já estavam lá muitos jovens e muitos monitores e depois tiramos as nossas coisas da carrinha e metemos lá ao pé. Depois disseram-nos que tínhamos de ir fazer o Check-In que servia para nos identificar como estávamos lá na Aldeia e deram-nos um cartão para pendurar ao pescoço com a nossa identificação, o nome do projecto e a equipa, a minha equipa era a preta. Depois de receber a identificação fomos para um sítio sentarmos para ouvir o que a Dª.Esperança queria-nos dizer. Depois fomos pôr o nosso TAG num manto grande que estava lá, depois fomos montar as tendas no meio da equipa branca e da equipa lilás. Depois de montar as tendas fomos fazer uma bandeira, um nome, os mandamentos e um hino para a nossa equipa.
Depois de estarmos todos instalados chegou a noite e estivemos a conversar, a interagir e a socializar com os aldeões, principalmente com a Dª.Esperança. Depois fomos dormir.
Daniel José ‎26 De Julho de 2011
O segundo dia foi o dia de aprender ofícios de outros tempos. A Dª. Esperança teve a falar connosco sobre o dia de hoje e á minha equipa, ou seja, a equipa preta foi concedida a carpintaria com o Sr. Rui que é claro era carpinteiro. Tivemos a fazer cajados 1 por cada pessoa, ou seja, 12 cajados. Penso que essa actividade ajudou para nos ajudar uns aos outros e a acho que também ajudou-nos para nos conhecer melhor e interagir com os outros. Depois de termos acabado de fazer os cajados fomos ter com os outros e vimos que eles também estiveram a trabalhar, e estivemos a ouvir a Dª.Esperança a falar e depois fomos para uma ribeira dar uns mergulhos. Depois de virmos da ribeira fomos dar banho nos chuveiros. Quando acabamos de dar banho fomo-nos vestir para ir jantar e ir ver um espectáculo com os aldeões. Depois fomos dormir.
Daniel José ‎27 De Julho de 2011
O terceiro dia foi o dia da biodiversidade. Logo de manha foram lá uns biólogos para explicarem sobre o dia de hoje, falaram-nos na fauna da região, na protecção dos animais selvagens e na importância da preservação dos ecossistemas.
Vimos uma águia que tinha sido recolhida ferida para tratamentos, foi apresentada na altura a todos e depois um dos jovens do Escolhas presente, ajudou a devolve-la á liberdade a ao seu habitat natural.
Depois de termos assistido ao voo da águia, foi tempo de ir descobrir novas coisas sobre outros animais. Fomos distribuídos por 7 grupos e assim partimos em busca da biodiversidade local, sob orientação de uma bióloga que ajudou-nos na identificação e aprendizagem da história de vida de espécies dentro da sua especialidade.
Tínhamos de levar um kit de naturalista (caderno de campo, um saco zip-lock, um lápis e uma borracha) para fazer o registo das nossas observações. Levamos também uma máquina fotográfica para captar imagens das espécies que íamos encontrando. A nós calhou o bicho-de-conta, a bióloga que nos acompanhou explicou-nos que os bichos-de-conta são crustáceos e que são uns heróis. Uns Heróis? Os bichos-de-conta são considerados heróis porque ao contrário dos outros crustáceos, este não anda na água mas sim no solo. E como vivem no solo sem água? Os bichos-de-conta vivem em solo húmido e absorvem a água com uma membrana que eles têm na barriga. Tivemos a procurar debaixo das pedras e encontramos vários bichos-de-conta, e até encontramos bichos-de-conta fêmeas grávidas, o que foi muito fixe.
Depois de termos acabado a descoberta sobre os bichos-de-conta agradecemos á bióloga pela explicação e fomos tomar banho pra ir jantar. Acabamos de jantar fomos socializar e depois fomos dormir.
Daniel José ‎28 De Julho de 2011
O quarto dia foi o dia de ir passear até á Serra da Estrela. Depois de termos tomado o pequeno-almoço preparamos as nossas coisas para ir até á Serra da Estrela de Autocarro. Quando chegamos lá vimos que estava lá uma casa com animais (galinhas, galos e cães da Serra da Estrela), ficamos a saber que a raça deste cão é uma das raças mais raras da Península Ibérica e a mais popular do nosso país. Depois de termos visto os cães e mais paisagens fomos até Seia para ver o Centro de Interpretação da Serra da Estrela. Ficamos a saber que esta é a mais alta montanha de Portugal Continental, apresentando-se como o culminar da cordilheira Central em território português, separando o Norte e o Sul do país, quer em termos de ocupação humana. Ficamos também a saber que a torre atinge os 1993 metros de altitude. Nesse Centro De Interpretação tivemos a ver animais como répteis da região, aranhas, esqueletos de animais, etc.
De tarde fomos até guarda para ir fazer trabalho comunitário. O trabalho comunitário consistia em deixar ajudar e deixar a nossa marca como passamos por ali. As equipas tiveram diferentes trabalhos, a nossa equipa (preta) fomos pintar as paredes e os bancos, a equipa branca e lilás também ficaram com essa tarefa. Algumas equipas tiveram a trabalhar na terra e outros a pintar as madeiras, e assim foi o nosso dia comunitário e ambiental.
Fomos jantar, socializar e depois fomos dormir.
Daniel José ‎29 De Julho de 2011
No quinto dia foi o dia de atravessar a fronteira e ir até Salamanca, Espanha.
Em Salamanca foi-nos dito que tínhamos a “missão” de procurar os triângulos do talismã por toda a cidade, ou seja, um Peddy Paper. Depois do Peddy Paper, onde pudemos descobrir e admirar o centro da cidade de Salamanca, fomos almoçar.
Depois fomos até á Ciudad Rodrigo, já perto da fronteira portuguesa, conhecida pela Feira de Teatro de Castilla e Léon, que todos os verões sensibiliza os visitantes desta arte. Em Ciudad Rodrigo contribuímos para o fabrico de enfeites que se espalharam pela cidade, fizemos dezenas de máscaras que serão depois terminadas pelos jovens da região.
Depois atravessamos a fronteira mais uma vez, mas desta vez para ir para o acampamento. Chegamos ao acampamento, fomos jantar e depois fomos dormir.
Penso que este dia foi muito fixe, gostei de conhecer um pouco de Espanha.
#
Daniel José ‎30 De Julho de 2011
No sexto dia foi o dia de recordar o passado da Guarda. De manha fomos até Guarda para reviver um pouco a história da Sé da Guarda e depois fomos fazer os jogos tradicionais da região como o jogo do saco, da malha, do burro, da colher e da corda.
A tarde foi passada a fazer enfeites para a festa da noite na aldeia de S.Famalicão da Serra.
Depois do jantar comunitário em plena praça foi tempo de BAILE!
E mesmo a acabar a festa demos os Parabéns ao Escolhas por 10 anos de vida e também cantamos os parabéns a um jovem da equipa lilás.
Depois fomos de autocarro para o acampamento e fomos dormir.
Gostei muito deste dia de dançar com outras equipas e do baile.
19/8 às 17:46 · Não gostoGosto · 2 pessoasA carregar...
#
Daniel José ‎31 De Julho de 2011
No sétimo e último dia depois de uma noitada em grande, logo de manha fomos fazer SKY em pleno verão com neve artificial. Depois da diversão veio as despedidas e foi tempo de colocar a última peça na semente da Aldeia deste povo, ou seja, o talismã que “irá renascer um dia”.
Depois foi tempo de ir embora, de chorar, de abraçar e de despedir dos nossos amigos e monitores.
Fui embora na carrinha do Diogo, do projecto de Lagoa, que me trouxe até Albufeira e em Albufeira a Maria André do Projecto ReCria trouxe-me até ao nosso projecto em Olhão.
O que gostei mais
Dos amigos, da ida a Espanha, dos bichos, do convívio, de dançar, de ter ido á nascente, de caminhar, de conhecer novas pessoas, da ida á praia, da natureza, de estarmos juntos, de sair, dos animais, de aprender coisas novas, do rio, de atravessar para
Espanha, das amizades, de dormir nas tendas, das equipas, de perceber a serra, dos piqueniques, dos monumentos todos, das paisagens e de ver as estrelas.

Realizado Por:
Daniel José

#
Tu e Nuno Mattos gostam disto.
#
Projecto Bom Sucesso Muito bom
19/8 às 17:46 · GostoNão gosto
#
Projecto Bom Sucesso Obrigado Daniel José bom trabalho, recebeu uma senha com todo o mérito.
19/8 às 17:47 · GostoNão gosto · 1 pessoa

0 comentários:

Enviar um comentário