terça-feira, março 06, 2012

PROJECTO “FAMÍLIA AMIGA” – o Apadrinhamento de Jovens

Apesar de comum a toda a sociedade e de ser a principal forma de organização dos seres humanos, o conceito de família é algo difícil de definir. Não obstante, para a criança, a família representa um grupo muito significativo de pessoas que a apoia e lhe transmite segurança e afeto, representando a primeira instância de modelo comportamental e do sentido de entidade.
Questiona-se assim, quando estas funções não são na sua totalidade exercidas pela família biológica, e a adoção não é recurso, como se poderá garantir que as crianças/jovens poderão usufruir do seu direito mais básico que é ter uma família. Neste âmbito, o Projeto Bom Sucesso decidiu concretizar o conceito “Famílias Amigas – o apadrinhamento de jovens”, o qual se traduz por uma família ou pessoa em singular, que “apadrinha” uma criança/jovem, integrada num meio familiar desestruturado, oferecendo-lhe a possibilidade de vivenciar experiências de vida num sistema estruturado, fomentando atitudes responsáveis e sentimentos de afetividade. Estas famílias ou pessoa no singular passam por um processo de seleção detalhado e estabelecem contatos regulares com a projeto Bom Sucesso. Não existe qualquer intenção de adoção e o tempo que estas crianças passam com as famílias amigas são do conhecimento e autorização da família biológica, sendo o objetivo principal a aprendizagem de um sistema de valores, crenças e atitudes que futuramente poderão ser adotados no seu lar de origem e em outros momentos ao longo da vida, que condicionarão o seu sucesso.
Esta ideia apresenta-se como um estudo piloto que está prestes a ser implementada e as pessoas interessadas em serem famílias amigas (apadrinhamento de jovens) deverão preencher o formulário que disponibilizamos no nosso blog ou procurar-nos nas instalações do projecto (associação MOJU), que fica na Rua Perpendicular à Rua de Olivença, nº2, R/C – Olhão.
Se acha que tem tempo e disponibilidade afectiva pode contribuir para o desenvolvimento bio-psico-social de um jovem, não deixe de nos contactar. Pequenos gestos podem fazer a diferença no mundo destas crianças e jovens!

0 comentários:

Enviar um comentário