Projecto “CINEMA DE BAIRRO”
Inserindo-se nas principais linhas orientadoras do Programa do Ano Europeu do Combate à Pobreza e a Exclusão Social, o Projecto “Cinema de Bairro” foi concebido pela Fundação INATEL e abrange os seguintes objectivos:
- Sensibilizar a população em geral para verdadeiros problemas de pobreza e exclusão social, que existem, neste caso, em bairros sociais de norte a sul do país e ilhas;
- Reflectir e compreender a existência destes dois problemas através dos olhos dos seus moradores;
- Proporcionar a jovens moradores de bairros sociais um primeiro contacto com o audiovisual através da participação activa na realização de um documentário sobre as diferentes realidades do bairro em que vive;
- Promover a troca de experiências de vida entre os habitantes dos diferentes bairros do país e a partilha de experiência adquirida durante o projecto;
- Dar a conhecer à comunidade a realidade dos bairros que lhe são próximos;
- Dar a conhecer ao país, de uma forma geral, a realidade de bairros sociais através da difusão das obras resultantes do projecto.
No âmbito do desenvolvimento de projectos da Direcção Cultural para o ano de 2010, a Fundação INATEL, que incorpora na sua missão acções de carácter social e cultural, o projecto “Cinema de Bairro” surge como uma iniciativa de características diferentes das desenvolvidas até à data pela nossa entidade.
No entanto, com meios humanos e técnicos para o desenvolvimento de projectos de grande dimensão e com uma rede nacional de Agências que permite apoios logísticos abrangentes, a Fundação INATEL propõe um projecto que para além da componente social onde se envolvem jovens com vivências especiais, é um projecto artístico com características de sensibilização das comunidades para a realidade da exclusão social e pobreza no nosso país.
O Projecto
A Fundação INATEL convidará cinco realizadores (adiante designados como Coordenadores de Projecto) de renome do cinema português com trabalhos desenvolvidos na área do documentário e da formação, para coordenar as filmagens de uma curta-metragem, documentário, em cinco bairros considerados problemáticos, em diferentes zonas do país.
O conteúdo/autoria de cada um dos documentários será da autoria de 3 jovens habitantes do bairro entre 15 aos 22 anos, a seleccionar através de associações locais que conhecem os seus moradores e as suas histórias.
Cada autor terá a possibilidade de participar num workshop de dois dias (fim-de-semana) que permitirá familiarizar-se de uma forma simples com as tecnologias audiovisuais.
Após esta formação, poderá filmar cerca de 4 a 5h (fim-de-semana) sobre um tema ou situação que lhe interesse particularmente no seu bairro e que seja representativa da sua realidade. Cada um dos autores participará na elaboração dos restantes pontos de vista como técnicos de apoio (som, imagem, produção), criando-se assim uma pequena equipa de filmagem.
No final das filmagens dos 3 pontos de vista, os autores terão a oportunidade de acompanhar a edição da curta-metragem (dias de semana) que no final resultará numa curta-metragem de aproximadamente 15 minutos.
Os Coordenadores de Projecto
Os coordenadores de projecto estarão envolvidos criativamente no processo de selecção das histórias, na formação dos jovens cujas histórias foram seleccionadas assim como na edição de cada uma delas. O seu ponto de vista e cunho pessoal estarão presentes em cada curta-metragem mas sempre salvaguardando a homogeneidade da longa-metragem final, isto é, a junção das cinco curtas-metragens de 15 minutos cada.
Os realizadores Rui Simões, Marta Pessoa, João Pinconé, Pedro Sena Nunes e Leonor Areal serão os coordenadores de projecto.
Rui Simões, com uma vasta experiência na área da produção e realização de documentário e fundador da produtora Real Ficção, estará à frente na orientação dos coordenadores permitindo assim que o filme final seja uma obra coerente cuja mensagem seja clara e inspiradora.
Esse mesmo filme será exibido para a comunidade complementado com uma longa-metragem de ficção ou documentário de temática social. A exibição será feita num Centro Cultural ou num Cine-teatro local do distrito ou concelho ao qual pertencer o bairro. Para este evento serão convidadas personalidades locais e o próprio coordenador de projecto que será responsável pela introdução da obra.
Após esta exibição local será editada a versão de longa-metragem das 5 curtas que será exibida no Teatro da Trindade em Lisboa no dia 27 de Abril. Assim, o projecto “Cinema de Bairro” terá a devida projecção nacional sendo convidados para o evento a comunicação social e personalidades das áreas social e cultural.
O formato de longa-metragem permitirá ainda que o projecto seja um produto de divulgação do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
O Instituto da Segurança Social
A intervenção do Instituto da Segurança Social é essencial no desenvolvimento de “Cinema de Bairro” principalmente no que diz respeito à escolha dos locais onde o projecto se vai desenvolver e das Associações, parceiras da iniciativa, na selecção dos projectos a filmar e na divulgação do produto final.
As Associações locais
O papel das Associações locais, de preferência inseridas nos bairros seleccionados, é imprescindível no desenvolvimento do projecto.
Pretende-se que as mesmas desempenhem as seguintes funções:
— Selecção de jovens e respectivas “histórias” até um máximo de 6 das quais serão seleccionadas 3 para desenvolver; a selecção das três histórias será feita pela Fundação INATEL, Instituto da Segurança Social e Coordenadores de Projecto;
— As “histórias” deverão ser propostas à Fundação INATEL mediante o preenchimento de uma ficha a providenciar pela INATEL (em anexo) até dia 23 de Fevereiro, impreterivelmente;
— Acompanhamento dos jovens seleccionados no sentido de os manter motivados para o projecto;
— Providenciar espaço de trabalho para os jovens autores escolhidos assim como para a realização do workshop e edição do projecto, caso possuam instalações; caso contrário a INATEL encontrará esse mesmo espaço.
— Garantir a autorização dos encarregados de edução para a participação dos jovens, se menores de idade.
O “Cinema de Bairro” é um projecto social e de campo que se converte numa obra cinematográfica e, como tal, com uma capacidade de difusão para fazer chegar a sua mensagem a milhares de pessoas.
Este é o objectivo a que Fundação INATEL se propõe num projecto que é uma verdadeira parceria entre entidades com diferentes mais-valias nas áreas sociais e artísticas.
0 comentários:
Enviar um comentário