quarta-feira, julho 14, 2010

Acampamento na Ilha de Tavira - 2010


No dia 29 de Julho partimos à aventura para 4 dias de acampamento na Ilha de Tavira. 10 Jovens (Tonika, Rafaela, Maura, Lúcia, Leonardo, Diogo Mira, Fábio Canas, Paulo Mendonça, Daniel e Márcio) e 2 monitores (Luís e Rita) encontravam-se preparados para partir da MOJU, às 9h. A viagem foi realizada de comboio, e, posteriormente de barco até à Ilha, depois de 45 minutos de caminhada, sob um sol arrasador.


Para além dos jovens do Bom Sucesso, também estiveram presentes no acampamento, vários projectos do programa escolhas do Algarve: ECOS de Loulé, (re) cria de Faro, Murjona Júnior de Tavira, @ventura de São Brás de Alportel e o xkolhaxkola de Albufeira. Esta diversidade permitiu a interacção jovens-jovens, jovens-monitores e monitores-monitores, mas também possibilitou novas amizades entre os projectos. Foram 4 dias cansativos, mas também de muita animação, muita praia e muitaaaaas aprendizagens!

  

"No dia 30 de Junho às 9 horas saímos da MOJU, para a estação de Olhão e apanhamos o comboio para Tavira. Quando chegámos a Tavira, fomos a pé até à ponte onde tínhamos de apanhar o barco para irmos para a ilha de Tavira.
Quando lá chegámos estávamos bué cansados e ficámos a descansar também, enquanto montávamos as tendas, depois de termos tudo montado e arrumado voltámos outra vez a Tavira para irmos comprar comida e para irmos a uma actividade na biblioteca de Tavira, onde conhecemos mais pessoas da nossa idade.


Eles apresentaram-nos um teatro. Foi mesmo fixe.
Depois dessa actividade, fomos comprar comida para os 4 dias que íamos ficar lá, depois voltamos para a ilha e fomos -nos despachar para irmos jantar no restaurante e para vermos o jogo de Portugal.
Quando o jogo de Portugal acabou fomos à praia, ficamos lá bué tempo a jogar jogos depois como tavam bué mosquitos fomos para a tenda.


No dia a seguir levantamo-nos bué cedo, comemos o pequeno-almoço e vestimo-nos para irmos para a praia, ao meio dia e meia regressámos à tenda para fazer o almoço. Após o almoço ficámos a fazer tempo nas tendas para podermos ir para a praia com os outros grupos. Quando chegámos da praia fomos todos ao banho para irmos fazer o jantar. Quando acabámos de jantar fomos ter com os outros grupos para irmos para a praia à noite ficámos uma beka na praia.


Depois fomos para o pé da porta do parque campismo e ficamos lá bué tempo a cantar e a tocar guitarra."
Rafaela Mendonça




"No dia 29 de Junho de manhã, Eu, o Fábio Canas, o Diogo Mira, o Paulo Mendonça, o Leonardo, o Márcio, a Lúcia, a Maura, a Rafaela, a Rita e o Luís fomos para a ilha de Tavira acampar 4 dias. Quando saímos da estação fizemos um percurso muito longo e como estávamos todos muito carregados tivemos que parar algumas vezes para descansar. Quando chegámos á ilha de Tavira fomos para o Acampamento, montámos as tendas e pusemos as nossas coisas nas tendas.


Depois de arrumar tudo fomos almoçar todos juntos na mesa que estava lá junto aos balneários.




Quando acabámos de almoçar fomos a Tavira para irmos á Biblioteca, na biblioteca ouvimos um senhor e uma senhora a contar uma história sobre Portugal, depois quando acabou fizemos um jogo sobre essa história e no fim vimos um pequeno teatro de um grupo de Faro.




Quando saímos da biblioteca fomos ao Mini Preço para comprar comida para os outros dias e depois fomos para a ilha de Tavira, guardámos tudo e fomos jantar ao restaurante.


No dia seguinte 30 de Junho tomámos o pequeno-almoço e depois fomos para a praia e a minha mãe telefonou para o Luís a dizer que eu passei de ano e eu fiquei bué feliz, ficámos na praia até á hora do almoço e depois fomos almoçar.


Depois do almoço ficámos no acampamento até às 16:30 mais ou menos e depois fomos outra vez para a praia e ficámos mais ou menos até às 19:00 e depois regressámos para tomar banho nos balneários e fomos jantar.




Depois do jantar fomos passear e conviver com projectos de outros sítios.


No dia 1 de Julho fomos para a praia com o projecto de Loulé e ficámos a conhecê-los melhor, conheci a Andrea , a Rita, a Tatiana e a Mariana. Jantámos com eles e á noite fomos todos para a praia, ficámos a ouvir as músicas do Luís com a guitarra e no fim, eu, a Andrea, a Tatiana, a Rita e o Márcio fomos para a água de noite e a água estava bué fria mas mesmo assim fomos. No último dia arrumámos tudo e fomos embora e andámos muito menos do que no primeiro dia.


O que eu gostei mais foi de estar na praia com as raparigas de Loulé, principalmente com a Andrea, e o que eu gostei menos foi dos mosquitos. Eu, o Paulo e o Márcio criámos um grupo que se chama Freestyle. "
               
Daniel José



"Olá pessoal só vos vou contar uma parte da nossa diversão durante estas 3 noites na ilha de Tavira, foram três noites magníficas mas cheias de picadas de mosquitos.



Ao chegarmos ao parque de campismo na ilha de Tavira, todos cansados, começámos a montar das tendas, e mais tarde almoçamos todos juntos.




Durante a tarde fomos à biblioteca municipal de Tavira assistir a uma apresentação de uma história sobre ‘’A minha primeira republica’’ e depois a um teatro do oprimido, mais tarde fomos às compras e voltamos para a ilha de Tavira. Durante a noite convivemos com o pessoal dos outros projectos.


No segundo dia,  mal acordámos vestimo-nos e preparamo-nos para tomar o pequeno-almoço e depois fomos para a praia durante toda a manhã, e na parte da tarde fizemos uns jogos com os outros projectos, e também começámos por um jogo chamado o beijo assassino e voltamos para a praia.


No penúltimo dia, na parte da manhã, estivemos na praia com os outros projectos e depois voltamos para almoçar e alguns elementos dos outros projectos convidaram - nos para jogar, na parte da tarde, às cartas e nós aceitámos.




Durante o jogo, fomo-nos conhecendo melhor e até fizemos o jogo da verdade e consequência que foi muito divertido. Todas as consequências tiveram que ser na praia, para onde nos dirigimos logo a seguir.


À noite todos os projectos que estavam no acampamento jantaram todos juntos connosco e até criamos um nome para o nosso grupo ‘’ há tu maeee moh’’. Mais tarde fomos para a praia passear e conviver cantado algumas músicas com uma guitarra.


No último dia quando todos acordaram começaram a desmontar as tendas e fomos tomar o pequeno-almoço e viemo-nos embora para o barco e voltamos para Olhão.


Todos adoraram o convívio e fizemos todos novos amigos. Queremos todos voltar a encontrar-nos"

Leonardo Machado



"O acampamento na ilha de Tavira foi espectacular, foi altamente, só foi pena ter muitos mosquitos durante a noite não podíamos estar parados eles picavam-nos logo e ficávamos cheios de babas.



Foi muito cansativo a viagem de cá para lá, mas foi divertido as vezes mandávamos piadas uns para os outros. Quando chegamos lá estávamos exaustos. Depois fomos montar as tendas.


Quando acabamos de montar as tendas fomos almoçar, a tarde fomos á biblioteca ouvir uma história sobre como foi a restauração da monarquia para a república, a seguir fizemos um jogo como resumo da história e finalmente vimos um teatro que se chamava o oprimido, e a seguir fomos as compras e depois fomos para ilha. Quando chegamos fomos preparar-nos para ir jantar. No dia seguinte estivemos o dia todo na praia e só voltamos para irmos almoçar.


Na sexta foi o dia de regressar, agarrarmos nas nossas coisas e viemos de volta para Olhão. E foi assim o nosso acampamento"
Diogo Mira

0 comentários:

Enviar um comentário