Entrevista a Hernâni Machado
Como é que te nasceu esta ideia de fazeres uma exposição de fotografia?
Não fui eu que tive a ideia de fazer uma exposição, foi o meu projecto Bom Sucesso.
Sempre soubeste que gostavas de tirar fotografia?
Não.
Como é que descobriste esse gosto/talento?
Eu comecei a tirar fotos aqui no projecto bom sucesso e os monitores inscreveram-me no curso de fotografia na casa da juventude. Neste curso percebi que era importante pensar nos ângulos e comecei a explorá-los nas fotos. Depois comecei a tirar fotografias nas actividades do meu projecto e incentivaram-me a fazer uma exposição com fotografias tiradas por mim com o tema (o meu bairro).
Como é que foi conceber esta exposição? E quem é que te ajudou neste trabalho?
Demorámos cerca de 2 semanas a preparar a minha exposição e fui ajudado pela a equipa toda do projecto. Quisemos apresentar a exposição no dia internacional da juventude porque o nosso projecto ia ter uma actividade ao ar livre. Fiz uma 1ª selecção de 50 fotografias sobre o meu bairro e tive a ajuda de alguns monitores do projecto e um fotógrafo profissional para escolher as minhas melhores 15 fotografias. Depois mandámos imprimir as fotografias comprámos capa-lines, cortámos, colámos, depois fiz a minha biografia e por fim fiz um livro para as pessoas deixarem a sua opinião .Achei a experiência muito fixe. Não tinha a ideia que dava tanto trabalho e que custava tão caro, mas apesar deste trabalho todo gostei muito . E gostava muito de fazer outra exposição.
E a opinião das pessoas como foi?
Foi muito positiva. Adorei ler os comentários, nunca pensei que as pessoas fizessem comentários como estes sobre as minhas fotos. Já sabia mais ou menos o meu jeito para a fotografia, mas agora parece que me dá mais motivação continuar depois do que as pessoas me transmitiram acerca de umas “brincadeiras” (tirar fotografias) que começaram projecto Bom Sucesso.
E agora o que é que está previsto para os próximos tempos?
Brevemente vou inaugurar a exposição na casa da juventude e uma professora minha já me disse que já tinha autorização para levar uma turma sua à inauguração da minha exposição ,o que me deixa bastante contente. Também mostrei as minhas fotografias da exposição ao professor de cinema e ele disse-me que nunca tinha visto fotos como as minhas e nem acreditava que tinha sido eu a tirá-las. Agora quer que eu também faça uma exposição na escola!
É realmente importante para mim que as pessoas também conheçam esta parte de mim. Deixa-me feliz.
HÊRNANI MACHADO
Hernâni Machado nasceu em 1996 na cidade de Faro, mas reside em Olhão, no Bairro das Panteras. Frequenta o Agrupamento Vertical de Escolas Professor Paula Nogueira, tendo transitado para o 8º ano. Está inserido no projecto Bom Sucesso do programa Escolhas desde 2010, participando em inúmeras actividades, oficinas artísticas e workshops, incluindo fotografia. Deu o seu contributo no livro “365 historias de vida” no âmbito da comemoração dos 10 anos do Programa Escolhas publicando o artigo “Hernâni Machado melhor aluno, filho e amigo”. Foi um dos responsáveis pela captação de vídeo e de imagem no Festival olhares Sem Preconceito da MOJU.
0 comentários:
Enviar um comentário