sexta-feira, junho 11, 2010

Iniciamos a Actividade de Navegação à Vela.


A navegação teve um papel muito importante no desenvolvimento da cidade de Olhão. A longa tradição nas pescas e o feito histórico a bordo do caíque bom sucesso (aquando da travessia do Atlântico para levar a boa nova da restauração da independência de Portugal ao rei exilado no Brasil) são o reflexo dos ensinamentos de navegação que tendem a cair no esquecimento. O Projecto Bom Sucesso quis proporcionar aos jovens a oportunidade de adquirirem estes conhecimentos.


Com o apoio do Grupo Naval de Olhão os nossos jovens estão a aprender a navegar, apenas com o apoio do vento e das correntes marítimas, promovendo desta forma a sua responsabilização, organização e autonomização.


Esta actividade permitiu destacar isoladamente alguns jovens que descobriram as suas competências para a navegação e começaram a desenvolver mais auto confiança, ganhando inclusivamente o respeito dos colegas. 




A opinião dos jovens.



Eu fui aprender andar de barco à vela, fomos a pé até ao Clube Naval de Olhão e foi muito fixe, o Adérito Lopes (Tó) disse para ter cuidado para não cair à água e o Diogo estava com medo de cair. O Hernâni e o Adérito Lopes eram os melhores que sabiam fazer aquilo.


No sábado eu fui com o Miguel Paulino, o Ruben, o Diogo Mira, a Alexandra Canas, o Rui Magalhães e fomos andar no barco à vela, fui muito fixe.
No Domingo fomos para a praia da Ilha do Farol e demos muitos mergulhos na praia da deserta, foi muito fixe.
André Canas – 13 anos



Neste fim-de-semana que passou, fomos com alguns colegas aprender a andar de barco a vela com o professor Nuno Rocha.
No Sábado fomos a andar de barco à vela para a Ilha da deserta. Foi muito fixe quando o Rui Magalhães caiu do barco, começamos todos a rir, ficamos na praia ate as três da tarde jogamos a bola com o Professor Rocha. Chegamos a Olhão as quatro da tarde. Aprendemos a conduzir o barco com o leme e aprendemos a fazer uma viragem de bordo. Quando chegamos a Olhão limparmos os barcos e fomos embora. Aquele dia foi altamente.


No Domingo quando fomos para a ilha o Diogo caiu do barco. Quando chegamos à ilha arrumamos os barcos, comemos e fomos para a água…
Quando fomos para Olhão a Alexandra caiu duas vezes do barco, o Igor também caiu do barco mas foi de reboque. O André estava todo assustado quando ia de reboque e o Ruben também. Quando chegamos a Olhão o Miguel ao arrumar o barco ele deu uma grande queda. Estas actividades deste fim-de-semana foram muito fixes e o Professor Rocha também achou divertido.
Miguel Paulino 13 anos e Diogo Mira 12 anos.



Na sesta foi fixe, ajudei o Rocha nas velas, andamos de barco à vela mas era um barco grande. Tive sozinho num barco à vela no sábado e no domingo foi muito bom e muito fixe, entretanto o professor era o professor Nuno Rocha.


No Sábado foram muitos moços 8 e 2 miúdas. Tive a ver os moços que já andavam de barco à vela e foi fixe, eram muito bons a velejar, nunca vi nada assim eles voavam na vela, andavam muito rápido e faziam muitos troces. Quando fui experimentar cai logo, puxei o leme para um lado e a vela virou para o outro lado e eu estava no lado que a vela virou e virei o barco, tive uma beca de medo porque estava muita corrente, levantei-me e fui para dentro do barco grande que nos acompanhou.


Fomos para a praia comer e depois de comer, eu vim de volta para o clube dentro de o barco e não me virei. Guardamos os barcos e fui para casa.
No dia seguinte, no domingo fui outra vez e estava muito vento, não andei muito no barco à vela, mas tive dentro do barco grande, fomos para a praia comer, fui para a água, dei mergulhos e foi mais um dia muito interessante.
Quero Voltar!
Rui Magalhães - 14 Anos


0 comentários:

Enviar um comentário