segunda-feira, outubro 03, 2011

a descuberta do projecto bom sucesso

                                             
Moju Bom Sucesso – desde a entrada

Quase todos os sábados passava por perto do edifício da Moju projeto Bom sucesso, mas me intrigava com o facto de não saber o que era. Ainda estava de férias, quando fui a uma consulta de psicologia no centro de Saúde de Olhão e Psicóloga na consulta me informou de que, como eu gosto de informática, que o espaço Moju Bom Sucesso. Daí na quarta-feira pelas dez horas da manhã, conheci a primeira pessoa a Mónica. Ainda estava um pouco envergonhado por não conhecer as pessoas que estavam no espaço, mas isso logo passou na semana seguinte…

Bom continuando… Depois a Mónica pediu a todos que se apresenta sem a mim. Alguns dos utilizadores do projeto brincaram com o facto de estarem se apresentando para dizer dados falsos. Mas enfim, dava para reconhecer que eram bastante falsos.

Depois disso o Nuno (coordenador informático do espaço CID@NET), contando uma noticia passada poucos minutos antes de ter chegado naquele dia ao projeto. Ainda me lembra de ele dizer que ia atropelando uma rapariga que estava bastante distraída. Depois disso, fui conhecer melhor o espaço CID@NET. Fomos todos para os computadores. Ainda me lembra bem de qual era e a sua tal desarrumação.

Depois disso foi a hora de fecho para almoço, e nesse dia não fui mais.
Na semana seguinte na terça-feira, voltei ao projeto. Foi um dia formal. Daí passei a vir quase todos os dias. Digo bem quase, pois havia alguns em que eu faltava, devido a não puder vir. E também não vou descrever cada dia ou não saía daqui.

Bom, continuando, descobri também que o edifício não era só Moju… Era Moju Projeto bom sucesso. Eis o símbolo:



Poucos dias depois, por causa das injustiças e para não terem de ir a tribunal, foi feita uma regra com justiça:

Cores de cartão e valores: *

 Cartão de honra em bom trabalho e mérito e bom comportamento. Cartão digno para pessoas que fazem grande quantidade de atividades. Só os melhores o conseguem. Equivale a uma hora de computador.

Cartão que pode ser divisão de um cartão verde (daí, terão de ser dois), ou então pode ser dado um simples cartão como qualquer outro. Cartão para pessoas com mérito, mas não conseguiram os alvos e não lutaram tanto para cumprir objetivos. Cartão equivalente a trinta minutos.

O cartão vermelho é o de valor mais baixo. Pode ser dado em dois o que equivale um amarelo. Mas como todos os outros cartões pode ser dado apenas um. Cartão para quem não comportou-se bem, ou não é digno de mais quinze minutos. Cartão equivalente a quinze minutos

Estes cartões são requeridos a crianças e jovens utilizadores beneficiados pelo projeto bom sucesso. São dados conforme atividades realizadas pelo projeto. Dependendo do tamanho da atividade, comportamento e mérito, são assim distribuídos os cartões. Quem não faz ativades no projeto não pode aceder o computador (a final, o projeto bom sucesso não é só isso! É muito mais!)

Mas existem excepções:

-Se o utilizador for adulto, não precisa de qualquer cartão. Também poderá aprender com ajuda do moderador CID@NET e o acesso é totalmente gratuito.

-Se o jovem ou criança utilizar para fins educativos, não precisa de senha, aí terá acesso limitado ao computador, apenas para o fim educativo.

- Para fins bons para o projeto bom sucesso ou para criar documentos sobre as atividades realizados no mesmo, aí terá acesso limitado também ao computador, apenas para, tal fim.

-Toda a equipa do projeto poderá utilizar sem senha (lógico).

 * Nota de rodapé: Os cartões não puderam ser trocados entre jovens nem negociados, tal mesmo irá infringir o regulamento do CID@NET, sujeito a pena de não puder aceder computador nem receber senha por quaisqueres atividades feitas. Falsificação de cartões também não é permitida. Os cartões não se podem dobrar no valor, para isso, existem outras cores e valores de cartões.

Um dia que me fascinou bastante mesmo foi quando fui fazer BTT com o Luís, estavam todos nas piscinas de Marim e daí estava só eu e o Miguel. Dos funcionários, estava o Luís e a Mónica.

Num outro dia…

Fomos fazer BTT. * Os percursos que fizemos foram:

 Fomos ver as salinas;

 Fomos a algumas zonas da Ria Formosa; *

Fizemos um belo percurso;

* Definição de BTT: BTT, é um desporto que é feito em bicicleta, ou seja, como se diz formalmente “andar de bicicleta”.




*A Ria Formosa é um sapal situado na província do Algarve em Portugal, que se estende pelos concelhos de Loulé,  Faro,  Olhão,  Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota. E foi considerado um dos mais belos parques do Algarve , tendo uma grande função e um belo habitat. Fonte: Wikipédia livre (www.wikipedia.org)

Mas não fomos assim tão longe, não saímos de Olhão.

Bom, a meio do caminho de volta ao projeto, a bicicleta onde o Luís ia teve um pequeno problema:

A roda rompeu-se, e daí teve ir a pé. Sorte, foi já estar mos perto do Projeto! 

Depois chegamos, retiramos os capacetes e fomos todos embora para Almoçar. Depois à tarde voltamos e fomos para o computador.


Um dos dias, fomos fazer uma feira. De manhã a partir das 10:00 H, começamos a organizar tudo, mas claro, só consegui-mos montar tudo à tarde.

De manhã apenas treinamos como montar as tendas e depois, é que as começou se a transportar tudo para montar.

Nesse dia, tive ir pelas 12:00 H embora, devido a ter consulta no centro de Saúde Olhão. Bom continuando, não deve ter custado muito a transportar o material, embora implica se transportar as tendes, relvinhas *, bolinhos de chocolate, as fotografias editadas por um dos jovens utilizadores do projeto bom sucesso o Hernâni Manchado. Também tinha lá uma prévia descrição dele, mas tudo o que ele fez de bom, não o de mau! Mas enfim, todos têm os seus pontos maus. Eu também tenho, você também tem, todas as pessoas têm, não somos perfeitos.

Continuando…

Assim que cheguei da consulta fui ao edifício do projeto bom sucesso, onde estava o David Santos, a ver vídeos do Youtube. Daí, chegou mais uma pessoa o Alexandre e aí fomos para a zona onde está a feira. Depois ai fiz várias funções, a primeira foi a distribuir sementes, mas como havia muitos a desempenhar foi uma luta encontrar pessoas que ainda não sabiam que estávamos oferendo isso.

Um dos casos mais críticos é que pessoas não aceitavam porque pensavam que era pago, mas assim que dizia-mos que era gratuito, já paravam e tomavam atenção. O que nós queremos era simplesmente sensibilizar as pessoas sobre vários problemas e dar ao mesmo tempo qualquer coisa, e daí depois a comprar para doar. Aliás é melhor que doações, sempre leva algo em troca. Uma recompensa saborosa, ou umas belos relvinhas ainda careca. Mas ninguém obriga ninguém e por isso, era opcional a compra.

Mas enfim, compreende-mos todos que Portugal passa tempos críticos. Mas o Stress é um grande problema. As pessoas precisam de mais alegria! Por isso são precisos mais eventos destes.

Vejam algumas fotografias, que também estão disponíveis no Facebook no álbum de fotografias do projeto bom sucesso: (Link: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001295493789)

(existem outras, mas eu decidi apenas apresentar estas duas e aquela do principio deste tópico).

Além disso, duas pessoas contratadas pela Optimus telecomunicações, a distribuir cartões TAG, como lá em Lisboa.

Foi um dia belíssimo!

Os restos dos dias, foram muitos bons e o tempo das férias com o projeto bom sucesso passou muito mais rápido e foi muito melhor aproveitado.

E a escola começou. Daí agora até ao final do ano, no projeto bom sucesso, o número de atividades diminuiu, para conciliar estudos com o projeto.

Mas nem por isso o projeto perdeu a graça! Está cada vez mais criativo e dá para aproveitar a 100%.

Claro que nem todos os membros se comportam tão bem como outros. Mas enfim… O projeto ajuda a isso e sempre que não é possível mais, infelizmente, vão ter de expulsar durante algumas horas a pessoa do edifício, pois a segurança é em primeiro lugar.

Assim a minha definição para o projeto bom sucesso:

Um projeto que infelizmente terminará após o ano de 2012, e espero que, mesmo com os problemas que Portugal passa, que projetos como estes voltem-se a repetir. É algo cultural, é o que o país também precisa, não só de austeridade, pois aí, tal como o Titanic, vão afundar o país e fazer um buraco numa cratera e muitos dos jovens, emigram para outros países.

E assim, é o fim deste documento. Espero que tenha gostado.

Daniel Marques





1 comentários:

Sónia disse...

Parabéns Daniel!!! Gostei muito.
Votos de sucesso para o projeto!!

Enviar um comentário